loader
img

Conheça 2 formas de arrumar a mesa para uma festa

Uma ocasião especial pede sempre uma decoração especial! A intenção é, claro, que ela seja percebida logo na entrada e que marque o dia daqueles escolhidos para brindar as ocasiões inesquecíveis de nossas vidas! Foi atentando para essa importância que separamos para você dois estilos de apresentação da mesa que podem potencializar o impacto de sua ornamentação. Confira aqui!

Estilo francês: para ambientes espaçosos e mais formais
A organização formal da mesa algumas vezes pode intimidar seus convidados. Mas esse impacto pode mudar completamente quando se entende a lógica e a facilidade que ela promove. O lugar correto nada mais é que o modo mais funcional de posicionamento, pensado para tornar sua refeição mais agradável e tranquila. Para montar sua mesa, atente-se aos seguintes cuidados:
• Comece forrando a mesa: use tecidos mais leves para ocasiões como almoços, tais como linho, florais e rechilieu, e mais finos para jantares, como as rendas, os adamascados e as organzas. A mesa é de granito, madeira ou vidro?
• Você pode utilizar jogos americanos de tecido e sousplats no lugar!
• Os copos são dispostos à direita do prato, na forma decrescente de altura (o maior para água e o menor, entre as taças, para o vinho branco) e de acordo com a ordem usada nos pratos.
• Os guardanapos à esquerda dos garfos. Podem dobrados ou acompanhados de um porta guardanapo (aqui pode abusar da criatividade).
• Para não haver erro na hora que organizar os talheres, comece de fora para dentro na ordem em que serão servidos os pratos.
• Duas dicas para finalizarem o ambiente são: usar placement (cartão com marcação de lugares) e copinhos com vela, para criar um ambiente confortável e sofisticado.

Estilo americano: para pequenos espaços e que exigem menos formalidade
Chega o dia do jantar e você se dá conta de que o número de convidados é maior que sua mesa comporta. Como servi-los? A resposta é: estilo americano! Nessa modalidade, os pratos são colocados à mesa, onde os convidados irão se servir. Embora seja um modelo mais informal, você não precisa dispensar a beleza e elegância. Aqui vão algumas características e dicas:
• O melhor, sendo possível, é colocar a mesa ao centro, dando mobilidade aos convidados que irão circular ao seu redor.
• Em uma lateral da mesa, você coloca aqueles pratos e talheres usados na entrada fria (os menores) e para o principal, além de guardanapos. Na outra, faça um alinhamento das travessas aos talheres correspondentes. Numa extremidade disponha copos e bebidas e, na oposta a ela, o cesto do pão.
• Ao centro, pode decorar a mesa com arranjos de flores, sempre com o cuidado de não encostar nos alimentos.
• Quando chegada a sobremesa, tire tudo e prepare a mesa com ela e seus acompanhamentos necessários: pratos e talheres.
• Se os convidados não puderem contar com uma mesa, opte por alimentos que não exijam muito o uso de facas. Pode para tornar tudo mais agradável e confortável distribuir mesinhas para apoio (das bebidas ao menos) e puffs e almofadas no chão se for receber amigos que não requerem grande formalidade.
Você gostou e quer deixar um elogio, ou tem mais dicas para ajudar outras pessoas na mesma situação? Escreva um comentário logo abaixo!